Papa aos jovens: Cristo vive e te ama infinitamente


25/03/2024 - 12:47

Há exatos cinco anos, era publicada a Exortação Apostólica pós-sinodal Christus Vivit. O documento foi escrito pelo Papa Francisco no contexto do Sínodo sobre os Jovens realizado em 2019 e publicado em 25 de março daquele ano.

Em comemoração a este aniversário, a Santa Sé publicou nesta segunda-feira, 25, uma mensagem do Pontífice aos jovens. Nela, o Santo Padre reaviva a esperança, mesmo diante de um contexto marcado por tantos conflitos e sofrimentos. Por isso, prossegue, seu desejo é justamente recordar o anúncio que alicerça a esperança para toda a humanidade: “Cristo vive!”.

“Cristo vive e ama-te infinitamente”, continua o Papa, “e o seu amor por ti não está condicionado pelas tuas quedas ou pelos teus erros. Ele que deu a sua vida por ti, não espera pela tua perfeição para te amar”. Neste contexto, ele convida os jovens a acolher Jesus em suas vidas e permitir que ele compartilhe as alegrias e as esperanças, os sofrimentos e as angústias da juventude.

Anunciar o Evangelho

O desejo do Pontífice é que todos percebam este anúncio como “vivo e verdadeiro” em suas próprias vidas e sintam o impulso de compartilhá-lo. “Porque vocês têm esta grande missão: testemunhar a todos a alegria que vem da amizade com Cristo”, indica.

Recordando a Jornada Mundial da Juventude de 2013, realizada no Rio de Janeiro e a primeira de seu pontificado, o Santo Padre cita o seu pedido aos jovens para se fazerem ouvir. Em sua mensagem, renova esse apelo, expressando: “fazei-vos ouvir, gritai, não tanto com a voz mas sobretudo com a vida e o coração, esta verdade: Cristo vive!”.

Na sequência, lembra que o dia 14 de abril marca o 40º aniversário do primeiro grande encontro de jovens em 1984, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Foi o “desdobramento” das Jornadas Mundiais da Juventude, que surgiram em 1986. Além disso, no final daquele ano jubilar, o então Papa João Paulo II entregou uma cruz aos jovens com “a missão de levá-la ao mundo inteiro como sinal e lembrança de que somente em Jesus morto e ressuscitado há salvação e redenção”.

“Contemplai Jesus assim: vivo e transbordante de alegria, vencedor da morte, um amigo que vos ama e quer viver em vós. Só assim, à luz da sua presença, é que será fecunda a memória do passado e tereis a coragem de viver o presente e enfrentar o futuro com esperança”, manifesta Francisco.

Jovens, esperança viva de uma Igreja em saída

Por fim, lembra do Sínodo sobre os Jovens, durante o qual centenas de jovens foram a Roma e trabalharam juntos durante alguns dias para apresentar aos bispos uma visão mais ampla do mundo e da Igreja. “Foi um verdadeiro ‘experimento sinodal’, que produziu muitos frutos e preparou a estrada também para um outro Sínodo, aquele que estamos vivendo nos últimos anos, precisamente sobre a sinodalidade”, sublinha.

No encerramento de sua mensagem, o Papa se dirige diretamente aos jovens e expressa sua gratidão. Queridos jovens, vós sois a esperança viva de uma Igreja em caminho! Por isso agradeço a vossa presença e contribuição para a vida do Corpo de Cristo”, conclui.

Fonte: texto e imagens extraídos de https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/mensagem-francisco/papa-aos-jovens-cristo-vive-e-te-ama-infinitamente/



Ultimas Matérias
Roteiro da Celebração da Partilha de Abril está disponível
Dom Moacir participará de Assembleia da CNBB
Tempo Pascal
Os Papas e a misericórdia, o segundo nome do amor
Última semana para as inscrições para as turmas de Catequese
Veja Mais