Diocese de Votuporanga celebrou 5 anos de instalação e posse de Dom Moacir


26/10/2021 - 12:27

Na última sexta-feira, 22, a Diocese de Votuporanga celebrou os 5 anos de sua instalação e posse de seu primeiro bispo, Dom Moacir Aparecido de Freitas. Criada pelo Papa Francisco em 20 de julho de 2016, a Diocese de Votuporanga foi instalada em 22 de outubro de 2016 em celebração presidida pelo Arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, na Sé Catedral de Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga que contou com a presença de arcebispos, bispos, padres e diáconos de diversas dioceses, e milhares de fieis que lotaram a Catedral e a Concha Acústica, onde também foi disponibilizado um telão.

A criação da diocese de Votuporanga permitiu um avanço nos trabalhos pastorais devido à proximidade com o bispo diocesano e demais organismos da Cúria. Ao longo destes 5 anos houve um amadurecimento do processo de identidade diocesana que permitiu a elaboração do 1º Plano de Pastoral em 2020.  Juntamente com as dioceses do mundo todo, a Diocese de Votuporanga está se preparando para o Sinodo dos Bispos a ser realizado em 2023 com o tema: Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão",  que ocorrerá em outubro de 2023.

A cúria diocesana, órgão que contempla diversos organismos pastorais e administrativos continua funcionando em imóvel do Centro Pastoral da Catedral enquanto ainda se estuda a mudança para um outro imóvel. Também está sendo estudada a construção de um Centro Pastoral para Retiros e Encontros Diocesanos.

Neste período de pandemia, com as celebrações sendo realizadas com capacidade reduzida de fieis, as paróquias da diocese passaram a usar cada vez mais os meios de comunicação para levar a Palavra de Deus aos fieis, amenizando o distanciamento e as dificuldades psicológicas e físicas deste tempo.

A Diocese de Votuporanga foi desmembrada das Dioceses de São José do Rio Preto e de Jales e é sufragânea da Arquidiocese de Ribeirão Preto e faz parte do Regional Sul 1 da CNBB, sendo composta por 30 paróquias localizadas em 25 municípios: Álvares Florence, Américo de Campos, Buritama, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Gastão Vidigal, Lourdes, Macaubal, Magda, Monções, Nhandeara, Nova Luzitânia, Parisi, Paulo de Faria, Planalto, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Turiúba, União Paulista, Valentim Gentil, Votuporanga e Zacarias. Para facilitar o trabalho pastoral, a diocese foi dividida em 5 regiões pastorais: Nhandeara, Buritama, Votuporanga, Cosmorama e Riolândia. A diocese abrange uma superfície de 7.694 Km² e segundo o censo de 2010, a população da nova diocese é de 250.000 habitantes.

Desde a criação da Diocese, foram ordenados 3 padres na diocese (Rafael Vicente, Michel Candeu e Murilo da Silveira) e em breve deverá ser ordenado padre o diácono transitório Alan Miatello. Infelizmente, neste ano a Diocese perdeu dois membros de seu clero diocesano vítimas da pandemia: Padre Joaquim Tadeu e Diácono José Roberto.

 

 

 



Ultimas Matérias
Paróquias de Votuporanga realiza campanha em prol das pessoas mais carentes
Crescer com criatividade, pede Papa a empresários cristãos
COP26 é concluída com um novo acordo climático global
Mensagem do Papa aos pobres: Entre vocês estão os santos escondidos
Papa na missa: nutra a esperança de amanhã curando a dor de hoje
Veja Mais