Quem busca Deus o encontra nos pequenos e necessitados, diz Papa


03/10/2021 - 10:30
No Angelus deste domingo, 3, Francisco afirmou que quem reza com perseverança sabe que a ternura de Deus é ainda mais presente em momentos de escuridão

“Jesus, fazendo o gesto de abraçar uma criança, identificou-se com os pequenos”. Foi o que disse o Papa Francisco na sua alocução que precedeu a oração mariana do Angelus deste domingo, 3.

Destacando o Evangelho do dia, o Pontífice afirmou aos fiéis reunidos na Praça São Pedro que é possível notar uma reação bastante incomum de Jesus: ele está indignado.

O que é mais surpreendente, observou o Santo Padre, é que a indignação de Jesus não é causada pelos fariseus – que o testam com perguntas sobre a legalidade do divórcio. A indignação é por seus discípulos que, para protegê-lo da multidão, repreendem algumas crianças que são levadas a Ele.

Em outras palavras, o Papa comentou que o Senhor não está zangado com aqueles que discutem com Ele. Ele está zangado com aqueles que, a fim de aliviá-lo da fadiga, distanciam d’Ele as crianças. “Por quê?”, perguntou Francisco.

“Recordamos – era o Evangelho de dois domingos atrás – que Jesus, ao fazer o gesto de abraçar uma criança, identificou-se com os pequenos: ele ensinou que são precisamente os pequenos, ou seja, aqueles que dependem dos outros, que estão e são necessitados, e que não podem retribuir, que devem ser servidos por primeiro”, respondeu.

Deste modo, o Santo Padre sublinhou: “Aqueles que buscam a Deus o encontram ali, nos pequenos, nos necessitados: não só de bens, mas de cuidados e conforto, como os doentes, os humilhados, os prisioneiros, os imigrantes e os encarcerados. Ele está ali. É por isso que Jesus está indignado: todo insulto feito a um pequeno, a uma pessoa pobre, a uma pessoa indefesa, é feito a Ele”.

Novidade

O Papa Francisco destacou em seguida que hoje o Senhor retoma este ensinamento e o completa. De fato, ele acrescenta: “Quem não acolher o Reino de Deus como o acolhe uma criança, não entrará nele”.

“Eis a novidade: o discípulo não deve servir apenas aos pequenos, mas reconhecer-se, ele mesmo, pequeno. Saber-se pequeno, saber-se necessitado de salvação, é indispensável para acolher o Senhor. É o primeiro passo para nos abrirmos a Ele. Mas muitas vezes esquecemos disso”.

Reconhecer-se pequeno

Na prosperidade, disse Francisco no bem-estar, todos têm a ilusão de serem autossuficientes, de serem suficientes a si mesmos, de não precisarem de Deus. Isto é um engano, porque cada um é um ser necessitado, um ser pequeno, destacou.

“Na vida, reconhecer-se pequeno é o ponto de partida para se tornar grande. Se pensarmos nisso, crescemos não tanto com base nos sucessos e nas coisas que temos, mas sobretudo nos momentos de luta e fragilidade. Ali, na necessidade, amadurecemos; ali abrimos nosso coração a Deus, aos outros, ao sentido da vida”.

O Santo Padre sublinhou que “quando nos sentimos pequenos diante de um problema, de uma cruz, de uma doença, quando sentimos cansaço e solidão, não devemos desanimar.

“A máscara da superficialidade está caindo e nossa radical fragilidade radical está reemergindo: é a nossa base comum, nosso tesouro, porque com Deus as fragilidades não são um obstáculo, mas uma oportunidade”. Uma bonita oração seria esta disse o Papa: “Senhor, olha para minhas fraquezas…” e enumrá-las diante d’Ele. Esta é uma boa atitude diante de Deus”.

Na verdade, prosseguiu o Santo Padre, é precisamente na fragilidade que se descobre o quanto Deus cuida de todos. O Evangelho deste domingo diz que Jesus é mais terno com os pequenos: “tomando-os em seus braços, abençoou-os, impondo-lhes suas mãos”.

Na fragilidade, experimentar o amor de Deus

Francisco disse em seguida que contradições, situações que revelam fragilidade são ocasiões privilegiadas para experimentar o amor de Deus. “Quem reza com perseverança sabe bem: em momentos de escuridão ou solidão, a ternura de Deus para conosco torna-se – por assim dizer – ainda mais presente. Isso nos dá paz, nos faz crescer”.

Em oração, sublinhou o Pontífice, o Senhor mantém homens e mulheres próximos de Si, como um pai com seu filho. “É assim que nos tornamos grandes: não na ilusória pretensão de nossa autossuficiência, mas na força de colocar toda a esperança no Pai. Assim como fazem os pequenos”.

O Papa concluiu exortando os fiéis a pedirem à Virgem Maria uma grande graça, a da pequenez: ser crianças que confiam no Pai, certos de que Ele não deixa de cuidar de todos.

 



Ultimas Matérias
Roteiro da Celebração da Partilha de Abril está disponível
Dom Moacir participará de Assembleia da CNBB
Tempo Pascal
Os Papas e a misericórdia, o segundo nome do amor
Última semana para as inscrições para as turmas de Catequese
Veja Mais