Diocese de Votuporanga suspende Mutirão de Confissões 2020


17/03/2020 - 08:25
Decreto de 14 de março de 2020 determina medidas a serem tomadas para evitar contágio do Coronavírus

Diante da proliferação dos casos da Covid-19 (Coronavírus) no mundo e no Brasil, bem como sua capacidade de transmissão e diante dos Planos de Contingência do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Secretarias e Diretórios Municipais que corroboram para evitar um colapso no Sistema de Saúde, o Bispo da Diocese de Votuporanga, Dom Moacir Aparecido de Freitas decretou, em 14 de março de 2020, a suspensão de Mutirões de Confissões nas Regiões Pastorais.
Desta forma, foi autorizado, durante o período quaresmal, de acordo com o Cân. 961 e o Catecismo da Igreja, nº 1482-1483, a Celebração do Rito para a Reconciliação de Vários Penitentes com Confissão e Absolvição Geral (Ritual da Penitência, pág. 77), visto que os sacerdotes, que além de vítimas, se assintomáticos, podem ser agentes de transmissão do vírus.
Consta ainda no Decreto a suspensão nas celebrações, e em outras reuniões, os cumprimentos de “boas-vindas”, o abraço da paz e o costume de rezar o Pai Nosso de mãos dadas; a Sagrada Comunhão seja distribuída aos fiéis apenas sob a espécie de pão e obrigatoriamente na mão; devem ser esvaziados os recipientes de água benta nos templos; que os Padres e Ministros da Eucaristia, levando em conta todas as medidas e precauções de higiene e bom senso, “tenham a coragem de sair e ir até os enfermos levando a força da Palavra de Deus e a Eucaristia” (Papa Francisco); ficam suspensas as reuniões de fiéis diocesanas e regionais que serão posteriormente remarcadas.
A medida ainda atende o apelo da Campanha da Fraternidade deste ano sobre o cuidado com a vida em todas as suas dimensões, atentando que todos somos responsáveis por orientar, com amor e serenidade, o Povo de Deus e evitar situações e circunstâncias que facilitem a transmissão do Coronavírus. “Que estas medidas sejam vistas como mais um gesto de amor para com o próximo e não simplesmente como um ato de isolamento social. Reafirmo o nosso compromisso em colaborar com a sociedade civil na preservação da vida em todas as suas instâncias”, afirmou Dom Moacir Aparecido de Freitas.
O Decreto tem prazo indeterminado até determinação contrária da Diocese de Votuporanga.



Ultimas Matérias
Roteiro da Celebração da Partilha de Abril está disponível
Dom Moacir participará de Assembleia da CNBB
Tempo Pascal
Os Papas e a misericórdia, o segundo nome do amor
Última semana para as inscrições para as turmas de Catequese
Veja Mais