Papa e Comunidade de Santo Egidio acolhem 33 refugiados de Lesbos


03/12/2019 - 08:28
Grupo de refugiados chega à Itália nesta quarta-feira, 4; assistência será prestada pela Santa Sé e pela Comunidade de Sant’Egidio

Nesta quarta-feira, 4, chegarão à Itália 33 refugiados em busca de asilo político provenientes de Lesbos, na Grécia. A Santa Sé e a Comunidade de Sant’Egidio prestarão assistência. O cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro apostólico, parte nesta segunda-feira, 2, para a ilha do Mar Egeu, de onde regressará no dia 4 de dezembro acompanhado dos migrantes. Até o final do ano a Itália receberá mais 10 refugiados.

Na última primavera, Dom Konrad também foi a Lesbos, como enviado do Papa. Há três anos, foi o Santo Padre quem visitou o local e conheceu pessoalmente os migrantes do campo de refugiados de Moria. Na época, Francisco retornou à Itália com três famílias sírias, cuja recepção e sustento foram oferecidos pela Santa Sé, e a hospitalidade e o caminho de integração foram fornecidos pela Comunidade de Sant’Egidio.

Ao enviando em maio o Esmoleiro apostólico entre os migrantes da ilha, o Pontífice quis renovar sua proximidade ao povo grego e aos refugiados e, ao mesmo tempo, expressou seu desejo de fazer “outro gesto de solidariedade”, acolhendo “um grupo de jovens refugiados e algumas famílias” do Afeganistão, Camarões e Togo.

Após um “intenso itinerário de negociações oficiais” entre os órgãos competentes, o Ministério do Interior italiano deu “seu consentimento definitivo” para realizar a operação. A acolhida de todos estes refugiados será também “à custa” da Santa Sé, através da Esmolaria apostólica, e da Comunidade de Sant’Egidio.

Duas famílias vão para Luxemburgo

No dia 19 de novembro passado, a arquidiocese de Luxemburgo, guiada pelo novo cardeal Jean-Claude Hollerich, que em maio tinha participado da missão do cardeal Krajewski em Lesbos, abriu as suas portas a duas famílias de refugiados provenientes dos mesmos campos da ilha grega, uma originária do Kuwait com dois filhos de 8 e 5 anos e outra da Síria com gêmeos de quase dois anos.



Ultimas Matérias
Roteiro da Celebração da Partilha de Abril está disponível
Dom Moacir participará de Assembleia da CNBB
Tempo Pascal
Os Papas e a misericórdia, o segundo nome do amor
Última semana para as inscrições para as turmas de Catequese
Veja Mais