Roteiro da Celebração da Partilha de Dezembro está disponível


13/12/2017 - 21:18

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA E PARTILHA DO DÍZIMO

Quinta-feira, 14 de Dezembro

 

MONIÇÃO INICIAL: Caríssimos irmãos e irmãs dizimistas, boa noite! Sejam todos bem-vindos para a celebração da partilha. Vivendo o tempo do advento em preparação ao Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, celebramos, hoje, São João da Cruz: um dos grandes mestres da experiência mística. É dele a frase: “Onde não há amor, coloque amor e o encontrarás amor”. O Dízimo é a grande experiência de amor dos cristãos em relação a Deus, a Igreja e Comunidade de irmãos e irmãs. Realizemos com fé esta celebração, rezando por todos os dizimistas e benfeitores, e agradecendo a Deus por mais um ano que termina. Cantemos.

Canto: A escolher

 

PR: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo - POVO: Amém.

PR: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

POVO: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 

ATO PENITENCIAL: Reconhecer que somos pecadores é uma atitude de humildade diante de Deus e dos irmãos e ao mesmo tempo uma profissão de fé profunda na misericórdia de Deus que nos perdoa e nos convida para uma vida de partilha com os irmãos. Façamos agora nosso exame de consciência. Tenho assumido meu batismo como compromisso de ser testemunha de Deus em minha vida? Na minha comunidade tenho sido sinal de esperança de uma vida que nasce da fé? Tenho devolvido o Dízimo para o sustento da igreja e da evangelização? (Momento de silêncio.)

 

PR: Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus todo poderoso, e a vós irmãos e irmãs, que pequei muitas por pensamentos, palavras, atos e omissões. Por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus Nosso Senhor.

 

PR: Senhor, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!

PR: Cristo, tende piedade de nós! Cristo, tende piedade de nós!

PR: Senhor, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!

 

PR: Deus todo poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza vida eterna. Amém!

 

 

PR: OREMOS: Ó Deus, ao dar-vos graças pelos frutos que a terra produziu para o nosso sustento, concedei que a vossa providência, que os fez brotar do solo, faça germinar em nossos corações a semente da justiça e da caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

 

 

 

 

 

 

 

LITURGIA DA PALAVRA

 

Comentário: O autor sagrado, com palavras claras e simples, indica a importância indispensável da entrega do Dízimo ao Senhor, e como devemos dá-lo para que seja autêntico.

 

1ª LEITURA: (Eclesiástico 35, 1-10)

 

SALMO RESPONSORIAL: Salmo 144

 

 Refrão: Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão.

 

1.    Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

 

2.    Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

 

3.    Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

 

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO. EVANGELHO (Mateus 11, 11-15)

 

PRECES: Devem ser preparadas pelo setor.

 

PARTILHA DO DÍZIMO (motivação feita pelo celebrante para a procissão das ofertas)

 

 

ORAÇÃO DEPOIS DA PARTILHA

 

PR: Oremos: Recebi, ó Pai, o nosso dízimo, como recebestes a oferta de Abel, o sacrifício de Abraão e os dons de Melquisedec. Nós vos suplicamos que seja levado a vossa presença e sejamos repletos de todas as graças e bênçãos do Céu. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

 

MOMENTO DE LOUVOR

 

(OBS. canta-se um refrão enquanto 3 pessoas vão buscar o Santíssimo e o coloca sobre o altar. O ministro trás o Santíssimo, juntamente com os outros 2 um leva o corporal e outro a vela)

REFRÃO: O Pão do céu és tu Jesus, via de amor, nos transforma em Ti.

OBS.: Após ter colocado o Santíssimo sobre o altar; para o canto e quem preside faz uma reverência (genuflexão) ao Santíssimo.

 

 

PR: Irmãos (as) estas hóstias consagradas são a recordação viva do Corpo do Senhor, da vida que Ele entregou por todos nós. Jesus nos alimenta com o pão da Vida e nos une a todos os irmãos (as) que estão reunidos nos demais setores de nossa comunidade.

 

PR: O Senhor esteja com vocês.          - POVO: Ele está no meio de nós.

 

PR: Elevemos ao Senhor o nosso louvor. - POVO: E nossa alegria e salvação.

 

PR: Nos vos damos graças, ó Pai, por toda a vossa criação e por tudo o que fizestes no meio de nós, por meio de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, que nos deste como imagem viva do vosso amor e de vossa bondade.

POVO: Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!

 

PR: Como expressão de nosso louvor, colocamos aqui este sinal da nossa fé: a comunhão no Santíssimo Corpo do Senhor e nosso desejo de corresponder com mais fidelidade à missão que nos destes.

POVO: Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!

 

PR: Enviai sobre nós, aqui reunidos, o vosso Espírito e dai a esta terra que nos sustenta uma nova face. Que haja paz em nossas famílias e cresça em nossa comunidade a alegria de sermos vossos, por Cristo nosso Senhor.

POVO: Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!

 

PR: Pela palavra do Evangelho de vosso Filho, fazei que as Igrejas do mundo inteiro caminhem na unidade e sejam sinais da presença do Cristo ressuscitado. Tornai este setor cada vez mais sinal da vossa bondade.

POVO: Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!

 

PR.: Ó Deus, criador do céu e da terra, os nossos louvores e nossas preces cheguem a vós pelas mãos daquele que é nosso único mediador, Jesus Cristo nosso Senhor. Amém

 

RITO DE COMUNHÃO

 

PR: Rezemos juntos como o Senhor nos ensinou- PAI NOSSO....

O Ministro tomando a hóstia consagrada diz: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

POVO: - Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

  CANTO: - A escolher.

DEPOIS DA COMUNHÃO

 

OREMOS - Dai-nos, ó Deus, colher os frutos da nossa participação nesta celebração da partilha para que, auxiliados pelos bens terrenos, possamos conhecer os valores eternos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. - Amém.

 

AVISOS: (Balancete do mês, total do dízimo etc.). BENÇÃO: PR- Abençoe-nos o Deus todo poderoso, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 



Ultimas Matérias
Roteiro da Celebração da Partilha de Abril está disponível
Dom Moacir participará de Assembleia da CNBB
Tempo Pascal
Os Papas e a misericórdia, o segundo nome do amor
Última semana para as inscrições para as turmas de Catequese
Veja Mais